Mecatrónica


Docente:

Prof. Aníbal Traça de Almeida


 

Mecatrónica é uma disciplina que aborda a integração do controlo electrónico computorizado em dispositivos mecânicos. O termo "mechatronics" foi criado no fim dos anos 60 pela firma japonesa Yaskawa Electric Company. Os produtos mecatrónicos desenvolvidos durante a década de 70 eram produtos muito simples, essencialmente mecânicos e com alguma electrónica integrada. São exemplos destes produtos as portas automáticas, máquinas de venda, câmaras autofocus, controlo automático de veículos, etc. Nos anos 80 assistiu-se à introdução das tecnologias da informação (microcontroladores) nos produtos mecatrónicos. Alguns exemplos de máquinas desta era são: Máquinas de controlo numérico (NCM), robôs, vários sistemas de controlo associados ao automóvel (ABS, ASR, injecção electrónica). Nos anos 90 observa-se uma tendência para a introdução de redes de dados de forma a construir sistemas descentralizados e aparecem os micro-sensores e micro-actuadores ("micro-mechatronics").

 

Programa da cadeira

 

    Conversão de energia eléctrica em mecânica.

    Motores DC (com e sem escovas).

    Motores AC (indução e síncronos).

    Semicondutores de potência.

    Variadores electrónicos de velocidade.

    Controlo de posição.

    Interface com sistemas computorizados.

 

 

Programa das aulas práticas

 

A avaliação consta de uma prova escrita com um peso de 14 valores em 20 e da realização de trabalhos laboratoriais ao longo do semestre com um peso de 6 valores em 20.

Notas das aulas práticas.

Notas de exame (época normal).

 

Bibliografia:

 

[Auslander96] David M. Auslander, Carl J. Kempf, "Mechatronics: Mechanical System Interfacing", Prentice Hall Press, 1996.

[Fraser94] C. Fraser and J. Milne, "Electro-Mechanical Engineering, An Integrated Approach", IEEE Press, 1994.


Comentários, sugestões e dúvidas para: lino@dee.uc.pt
Alterado em 19/10/98