Automação Industrial

Trabalho nº 4

Automação de uma linha de enchimento


 

Pretende-se automatizar uma linha de enchimento de bidons de óleo. O óleo, proveniente do processo de refinação, chega através da conduta A ao reservatório R de pré-enchimento a uma temperatura de cerca de 100°C. A abertura ou fecho da conduta A é controlada através da electroválvula V1.

O enchimento dos bidons deve ser efectuado com o óleo a uma temperatura de 20 a 30°C. Para arrefecer o óleo, circula pela serpentina B um líquido a uma temperatura de 10°C. A abertura ou fecho deste circuito é controlado pela electroválvula V2. A temperatura do óleo é medida pelo sensor de temperatura T. Este sensor apresenta uma saída linear de 4 a 20 mA correspondendo à gama de temperaturas de 0 a 160°C.

O nível do óleo no reservatório deve ser mantido entre os níveis l1 (40%) e l2 (80%). O sensor L fornece uma saída de tensão proporcional ao nível de líquido no reservatório em que 0 V corresponde ao reservatório vazio e 10 V corresponde ao reservatório cheio.

Os bidons deslocam-se sobre um tapete rolante cujo movimento é controlado pelo motor M. A presença de um bidon sob a conduta de escoamento C é assinalada pelo detector de presença (com saída do tipo normalmente aberto) D. Cada bidon deve ser enchido com 200 l de óleo. O sensor de caudal F fornece uma saída pulsada em que cada pulso corresponde à passagem de 1 l de óleo. A abertura da conduta C é controlada pela electroválvula V3.

O motor M está ligado a um Variador Electrónico de Velocidade (VEV). O arranque de um bidon após estar cheio deve ser feito de forma gradual de forma a que só au fim de 10 segundos se atinja a velocidade máxima (o manual do VEV Omron SY3 está disponível no LAI).

A linha de enchimento dispõe de um botão para ligar e desligar MA (bi-estável) e de outro para paragem de emergência STOP (pressão). Se estiver a decorrer o enchimento de algum bidon quando o sistema for desligado (MA = OFF) o sistema só deve parar quando o bidon acabar de encher e sair da tela.

 

Fig. 1- Representação da linha de enchimento de bidons.

 

 

Lista de material disponível:

 

1 Autómato Omron CPM1.

1 Expansão Analógica/Digital.

1 Sensor indutivo (d).

2 Sensores de nível.

1 Sensor de temperatura com saída 4-20 mA.

1 Sensor de caudal.

1 Motor (sugira um tipo).

3 Electroválvulas.

1 Variador electronico de velocidade Omron SY3.

1 Interruptor bi-estável (MA).

1 Botão de pressão (Stop).

 

Preparação do trabalho:

 

Aula:

 

Relatório:

Escreva um relatório sobre o trabalho efectuado. Não se esqueça de contemplar os seguintes aspectos:

  1. Diagramas GRAFCET de nível 1 e nível 2;

  2. uma tabela com a afectação das entradas e saídas do autómato;

  3. funcionamento do material utilizado, nomeadamente o variador electronico de velocidade;

  4. aspectos de implementação e principais conclusões.

 

Bibliografia:

  1. Omron, "Manual de Programação dos Autómatos Programáveis CQM1/CPM1", 1997.

  2. Omron, "A Beginner's Guide to PLC".

  3. Ramon Pallas-Areny, John G. Webster, "Sensors and Signal Conditioning", John Wiley, 1991.

 

Bom Trabalho!

 


Back | Up | Next


Comentários, sugestões e dúvidas para: lino@dee.uc.pt
Alterado em 12/04/00